Recife consegue de fato ser a capital da cultura, com muitos museus, marcos históricos e artesanato local. No Recife Antigo, você vai encontrar alguns museus bem pertinho, como o do Frevo e o Cais do Sertão. Além disso, tem também um pequeno “restaurante “ onde passou o primeiro zepelim.
Local de nascimento da cidade, a ilha do Recife Antigo, como é mais conhecido o bairro, é um dos principais destinos de turistas e moradores. A Praça do Marco Zero é com toda a certeza o grande local de encontros e eventos. Nos arredores, armazéns com bares e restaurantes de frente para o mar encantam ainda mais essa cidade. Confira 12 lugares imperdíveis e surpreendentemente.
índice
1. Praça do Marco Zero
A praça tem o nome original de Praça Barão do Rio Branco, todavia ficou conhecida como Praça do Marco Zero pelo fato de que nela encontra-se o quilometro zero das estradas de Pernambuco. Em resumo, é formada por um marco de cor vermelha doado pelo Clube do Automóvel. Na lateral da praça encontra-se a estatua do Barão do Rio Branco em bronze, com 2,80m de altura, do escultor Felix Charpentier. Bem como no centro pode ser vista a rosa dos ventos do pintor Cícero Dias. Nos períodos de momo a praça funciona como quartel general do carnaval multicultural do Recife.
2. Parque das Esculturas Francisco Brennand
O Parque de Esculturas Francisco Brennand foi inaugurado em 29 de dezembro 2000, idealizado pelo artista pernambucano Francisco Brennand, dessa forma integrando o projeto “Eu vi o mundo… Ele Começava no Recife” para comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil.
Ao total, existem, no parque, 90 obras (esculturas) do escultor e artista plástico pernambucano Francisco Brennand, sendo então a principal obra no complexo a Torre de Cristal, com 32 metros de altura e confeccionada em argila e bronze.
3. Centro de Artesanato de Pernambuco
Inegavelmente parada obrigatória no Recife, o Centro de Artesanato de Pernambuco – Roberto Lessa chama atenção dos turistas e recifenses por diversos motivos, como diversidade artesanal, organização, corredores amplos, vista privilegiada para o mar e preços que cabem no bolso de todos. Há quase cinco anos funcionando em frente à Praça do Marco Zero, a loja conta com mais de 25 mil peças à venda, todas elas produzidas por quase 1,4 mil artesãos de todas as regiões do Estado, então venha conferir.
4. Armazéns do Porto
Recife com toda a certeza não para de reinventar! Para o verão de 2015, a cidade apresentou sua nova atração: os Armazéns do Porto, instalados no Centro Histórico, às margens do encontro do rio Capiberibe com o mar. Turista e moradores certamente fazem a festa na área revitalizada, repleta de restaurantes, bares, museus e lojas de artesanato, além de uma intensa programação cultural. Todavia, sem contar a vista, que descortina o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, com obras instaladas em arrecifes.
5. Caixa Cultural
Inaugurada em 2012, a Caixa Cultural conta com dois pavimentos de galerias de arte, teatro com 96 lugares, sala multimídia, duas salas para oficinas de arte-educação e amplo foyer.
Está localizada defronte ao Marco Zero, no bairro do Recife, que à época de sua construção, no início do século XX, abrigava o centro econômico e negocial da capital pernambucana.
Em um espaço que inspira arte, o prédio da CAIXA Cultural Recife tem sem dúvida construção arquitetônica estilo eclética, de transição pelo estilo neoclássico, modelo usual do final do século XIX.
Projetada para ser sede do Bank of London & South America Limited, em resumo abrigou a instituição bancária inglesa por mais de sessenta anos.
Datado de 1912, foi adquirido pela Bolsa de Valores de Pernambuco e da Paraíba em 1977 e funcionou como sua sede até o ano de 2006, sobretudo foi adquirido pela Caixa Econômica Federal para ser a sede da CAIXA Cultural Recife.
6. Cais do Sertão
De fato um dos mais modernos equipamentos culturais do Brasil, o Cais do Sertão, instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, é um local de convivência, diversão e conhecimento, polo gerador de novas ideias e experiências. Abrigando e reverenciando a obra de Luiz Gonzaga, o grande homenageado do espaço…
7. Paço do Frevo
Instalado no Bairro do Recife, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, por isso visa propagar sua prática para as futuras gerações. Venha mergulhar em um vasto universo de personalidades, histórias, memórias e experimentar o carnaval pernambucano durante o ano todo.
8. Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda
Quem perdeu o Carnaval de Recife e Olinda e não conseguiu ver os bonecos gigantes em ação não precisa ficar triste! A Embaixada dos Bonecos Gigantes expõe os famosos bonecos criados para participar do Carnaval nas duas cidades, permitindo que os turistas tenham desse modo uma clara ideia da dimensão, da estrutura e do modo de criação dos personagens.
Os bonecos pesados e bem trabalhados representam personalidades variadas, personagens de desenhos e figuras brasileiras que se destacam ao longo do ano.
9. Sinagoga Kahal Zur Israel
Local lindo localizado no centro histórico próximo a outros museus e locais importantes. O espaço é muito interessante, bem preservado e em síntese conta através de painéis a história judaica nas Américas e suas contribuições
10. Torre Malakoff
A Torre Malakoff é um importante monumento localizado no Bairro do Recife, assim área tombada pelo Iphan. Construído no século XIX (com materiais provenientes da demolição do Forte do Bom Jesus) para servir como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha. O caráter militar da obra está presente em sua fachada e na simetria de sua planta, lembrando também, sem dúvida mesquitas do Oriente.
No ano de 2000, a Torre foi transformada em espaço cultural principalmente com destaque para a música e a fotografia. São 8 (oito) salas de exposição, bem como salas educativas e administrativas. Na área externa, um anfiteatro serve como espaço para diversos eventos. A Torre Malakoff é um monumento tombado pela Fundarpe. O observatório do espaço funciona aos domingos, das 16h às 19h30.
11. Paço Alfândega
O Paço Alfândega já foi convento e alfândega do Recife, finalmente agora atualmente é um dos shoppings mais charmosos da cidade. Seu interior ainda assim conserva um misto de estrutura rústica e moderna, relembrando as origens do edifício do século XVIII.
12. Feira do Bom Jesus
Em resumo, a Feira de artesanato acontece aos domingos na Rua do Bom Jesus e adjacências, com interessantes trabalhos manuais e comidas típicas.
Recife Antigo: bares
1. Seu Boteco
O Seu Boteco é um dos restaurantes que fica nos armazéns do Marco Zero de Recife. Certamente possui um ambiente amplo e o charme do restaurante é a varanda, que possui mesas concorridas, com vista agradável para a baía. Além disso possui pratos executivos e um cardápio variado.
2. Bodega de Véio
Localizado no bairro do Recife Antigo, a Bodega do Véio é um bar que aos domingos tem um forró pé de serra muito bom para dançar e você aproveita para se deliciar com os petiscos, sem dúvida recomendo o caldinho e a salada de bacalhau acompanhado de uma cerveja gelada ou de uma boa dose de cachaça.
3. Casa da Moeda Bar e Comedoria
O bar Casa da Moeda é uma ótima opção para quem procura um lugar descolado, principalmente com boa música, ótimos petiscos e claro, cervejas artesanais super geladas. Imperdível!
4. Bar Teatro Mamulengo
Trata-se de um bar e centro cultural de teatro de mamulengo. Localizado no centro histórico, diante de uma praça, com mesas dentro e fora do bar, há música ao vivo em alguns dias da semana, além disso tem apresentação de teatro de bonecos. Ao propósito um ótimo ambiente e bons petiscos.
5. Apolo Beer Café
O lugar tem uma variedade de cervejas para diferentes gostos e “capacidade” alcoólica. Umas mais fortes, outras mais fracas, mas muito bem preparadas, feitas realmente com esmero artesanal.
Mapa do Recife Antigo
Dicas de Pernambuco
- Guia atualizado sobre Porto de Galinhas
- Não deixe de ver o guia atualizado sobre os restaurantes em Porto de Galinhas;
- Vai passar uns dias em Recife? Confira os passeios imperdíveis no centro histórico;
- Já ouviu falar no Vila Galé. Conheça o do Cabo de Santo Agostinho;
- Temos uma ilha (Santo Aleixo) bem pertinho de Porto de Galinhas. Venha conhecer;
- O que fazer em Gravatá, atualizado [o melhor]
- Por que conhecer a Praia dos Carneiros?
- Praia do Patacho – Tudo que você precisa saber antes da viagem;
- Qual a voltagem em Pernambuco? Saiba antes de viajar.
- Caminho de Moisés, Barra Grande – Alagoas
- Já pensou em passar o Reveillon em Carneiros?
- O que fazer em Porto de Pedras? [Guia imperdível]
- O que fazer em Maracaípe? [confira as dicas]
- Japaratinga, o que fazer e como chegar? (roteiro perfeito)
- Praia dos Carneiros
- Passeios Porto de Galinhas
- Melhores Pousadas em Porto de Galinhas
- Guia completo: hotel, pousada, resort em Porto de Galinhas
- Praia do Cupe, dicas e atrações imperdíveis (guia prático)
- Roteiro de viagem: Recife, Porto de Galinhas e Carneiros (para economizar)
- Melhores resorts de Porto de Galinhas
- Porto de Galinhas
- Principais passeios saindo de Porto de Galinhas
- Maragogi, o que fazer, hospedagem e fotos